Recomendo a leitura a todos que acreditam na proliferação de uma cultura empreendedora como alternativa para construção de atitudes mais integradas à verdade dos seus cenários.
As convivências com vários perfis de organizações permitiram iniciar a consciência sobre as dificuldades de uma gestão tanto em nível humano, como financeiro.
Para melhor compreensão dos acontecimentos, cabe aqui uma breve apresentação da organização que permitiu catalisar as relações frente a parceiros institucionais.
Os levantamentos das opções não eram animadores. As convergências de apoio financeiro eram todas voltadas para convênios setoriais e eventos já caracterizados.
Depois de muitas interrogações, conversas, divagações e observações, dois desenhos básicos foram apresentados para contemplação.
A persistência é o caminho do êxito (Charles Chaplin)
Quando o protótipo chegou ao seu final, exigia-se prudência para monetizar os esforços a fim de caracterizar um modelo de atuação. Como fazer disso algo compreensivo e diferente? Como não chamar simplesmente de exposição? Como não chamar de exposição com encontro para b2b ou b2c? Como desvincular de uma ação especifica e única? Como escapar da mesmice?
As pessoas que têm confiança criativa fazem melhores escolhas, partem mais facilmente para novas direções e são mais capazes de encontrar soluções para problemas aparentemente intratáveis. Eles vêem novas possibilidades e colaboram com os outros para melhorar as situações ao seu redor. E abordam desafios com coragem. David Kelley, fundador da IDEO e criador da Stanford d. School.
A experiência trouxe uma proposta de inclusão simplificada de uma etapa preliminar para comercialização em mercados externos, mas que precisa debater a ideia e aplicar os três pilares do DT: empatia, colaboração e experimentação, para concluir ou melhorar a solução frente aos desafios dos exportadores PMEs.
Maristela Borges Tuna, nascida no Rio de Janeiro, com mais de 25 anos de envolvimento com o empreendedorismo. Experiência prática com projetos voltados para organização e modernização de empresas de pequeno e médio porte. Formada em administração de empresas com curso de extensão em análise de sistemas, pós-graduada em marketing e diversos outros cursos da área de tecnologia, gestão, marketing e projetos. Com prática de relacionamento direto e indireto com empresas públicas e privadas de diversos portes na elaboração, cooperação e execução de atividades que apoiam e fomentam mudanças.
Nesta obra Maristela apresenta um texto de fácil leitura onde intercala relatos pessoais com conceitos modernos da área de negócios, como design thinking e modelo canvas. Sua perseverança fez com que tivesse êxito na organização da exposição “Brasil Creative”, na Eslováquia.
Carlos Magno da Silva Xavier
(Doutor, PMP)
CEO da Beware